O contrapiso pode ser de qualquer tipo, mas deve estar impermeabilizado, regularizado e nivelado.
No entanto, são inadequados:
- Contrapiso queimado térreo, caso em que deverá ser PICOTADO E APLICADO MASSA NIVELADORA.
- Contrapisos de madeira (tábua, taco, etc.), cerâmicas ou pedras com juntas maiores que 3mm, casos em que o contrapiso deverá ser removido e nova base aplicada.
PREPARAÇÃO DO CONTRAPISO
- O contrapiso deverá estar completamente seco e sem qualquer umidade, curado, impermeabilizado e sem vazamentos hidráulicos. A umidade máxima do contrapiso não pode passar de 2,5% em teste de umidade CM (método de carbureto de cálcio)
- Deverá estar limpo, sem sujeiras, óleos ou ceras.
- O Contrapiso também deve estar liso, sem desníveis ou depressões com mais de 1mm que não poderão ser corrigidos apenas com a massa de preparação; e firmes, sem quaisquer rachaduras, cerâmicas ou pedras soltas, ou ainda movimentações estruturais ou de curagem.
UTILIZAÇÃO DA MASSA DE PREPARAÇÃO
- A massa de preparação é uma camada formada por uma pasta para corrigir o aspecto áspero da superfície ou juntas de cerâmica. É preparada por água, cola de PVA e cimento, na proporção de 4:1:10 a 15, que deverá ser aplicada em duas ou três demãos com uma desempenadeira de aço liso, de modo que não tenha mais de 3mm de espessura ao final.
- Ao final de cada demão, lixar com pedra esmeril, máquina apropriada ou lixa de ferro nº 60, aspirando o pó formado.
- Aguardar aproximadamente 3 horas para secagem de cada demão. Este tempo varia de acordo com a ventilação e temperatura do local.
- Entre a última camada e a instalação do piso, deve-se esperar até 12 horas.